Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Comprar ou não a sua ideia! Você conhece o comportamento do seu comprador?

Os hábitos de compra do consumidor mudam constantemente e a sua empresa deve acompanhar essas mudanças se quiser continuar na “competição”. É sobre isso que vamos falar hoje aqui no #blogdawtrinca.

 

Sua empresa está atenta ao comportamento do consumidor?

 

O dever do marketing é influenciar na decisão de compra do seu público-alvo. E para isso, o seu departamento e/ou agência de marketing devem estar de olho nas tendências que alteram o comportamento do consumidor!

Uma tendência imutável é a do bom atendimento e excelência nos produtos e serviços oferecidos. Você também já aprendeu a impressionar o seu cliente na apresentação do seu produto. Essas são estratégias inteligentes aplicadas na sua empresa que não vão mudar, jamais. São estratégicas básicas essenciais que mostram valor à sua empresa, mas que devem ser complementares à pesquisa comportamental.

 

Pesquisa comportamental

 

A pesquisa comportamental possibilita o empresário saber para quem vai vender, quem vai impressionar e é preciso saber muito mais do que gênero, idade e localização, é preciso entender como pensa e age o seu público. Quem compreende essas tendências sai na frente e dribla a concorrência, pois são esses dados que diferenciam empresas que vendem todos os dias das que não vendem. Afinal, saber para quem você vai vender economiza processos, tempo e dinheiro. Quanto mais segmentada sua campanha de vendas estiver, mais oportunidades de compra você cria.

A falta de compreensão quanto ao comportamento do consumidor no setor de produtos infantis fez com que empresas perdessem uma fatia considerável de potenciais clientes. Uma pesquisa do Google revelou que campanhas publicitárias para o nicho infantil costumam desprezar a presença masculina. Uma loja de roupas infantis que exclui os homens da sua campanha segmentando apenas para mães e pessoas com filhos está perdendo oportunidades, já que a pesquisa revelou que 39% das pessoas com intenção de compra em produtos infantis não têm filhos e a proporção de homens é praticamente a mesma que a de mulheres.

A lição que podemos tirar disso é que não se deve generalizar seu público apenas por idade e “achismos”. Mas então, como desvendar o modo de pensar e agir dos consumidores e usar essas informações para vender mais e melhor? Estudando! Não tem outra alternativa. Fique de olho nas pesquisas de mercado e estude o comportamento do seu consumidor.

Um estudo recente da Euromonitor International, descobriu algumas tendências que estão influenciando o consumidor, e para te ajudar separamos as 3 principais que você deve levar em consideração hoje mesmo.

 

3 fortes tendências que estão influenciando o comportamento do consumidor:

 

  1. Conteúdo

Conteúdo é rei. O marketing tradicional está mudando, se aperfeiçoando cada vez mais e nesse meio surgiu o Marketing de Conteúdo. O público interage com marcas que os eduquem, que os ensine algo, quem foca apenas em conteúdo de vendas pode perder terreno. Portanto, conteúdo diversificados em formatos estão sendo mais consumidos. Com a evolução da internet banda larga, as pessoas estão passando mais tempo no online consumindo e-books, vídeos e podcasts (conteúdos em áudios), aliás, este formato vêm crescendo muito nos últimos anos, um bom exemplo disso é observar como as grandes emissoras de televisão passaram a interligar seus conteúdos.

Recentemente a maior emissora do país, a Rede Globo anunciou sua plataforma de podcast. A emissora estava desperdiçando conteúdo por não diversificar. Com o Marketing de Conteúdo, todo conteúdo pode e deve ser reciclado, isso é, ser transformado em outro formato. A busca por conteúdo multimídia aumenta.

 

  1. Mobilidade

Se a busca por conteúdo multimídia aumenta, o acesso via dispositivos móveis, como celulares e tablets também. Sites e aplicativos devem ser feitos para ser acessados de qualquer dispositivo, principalmente nos smartphones, isso é mobilidade. Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 71% dos consumidores já compraram pelo celular, um número 2x maior dos que compram apenas por desktop.

Essa tendência só aumenta, e está associada à praticidade. O consumidor buscar serviços funcionais e práticos. E engana-se quem pensa que essa é uma tendência apenas entre as novas gerações, a Euromonitor revelou que pessoas na faixa etária de 55 a 73 anos estão mais conectadas do que nunca e presentes também no mobile.

 

  1. Autenticidade

A gente bate mesmo na tecla de que saber impressionar o cliente é imprescindível. Por isso, se destaca quem impressiona, entrega excelência e é autêntico.

Diversas pesquisas vêm mostrando que as pessoas gostam de ser relacionar com pessoas, por isso, a busca pela humanização das marcas só fortalece os negócios. Produtos e serviços genéricos, massivos e impessoais estão sendo cada vez mais rejeitados. É preciso ser cada vez mais acessível e de forma pessoal, simples e autêntica.

 

Sem dúvida, conhecer bem o comportamento do consumidor é uma das melhores práticas que você pode adotar a favor da sua empresa e alcançar resultados mais expressivos. Compartilhe esse post com a sua rede e se precisar de ajuda para alavancar as suas vendas com estratégias de marketing digital, clique aqui e fale com a gente via WhatsApp agora mesmo!

 

Abraço! Até o próximo texto!

 

 

 


logo oficial wtrinca-03

© todos os direitos reservados W.TRINCA 2019 | Pres. Getúlio Vargas, 167, sala 24, Jd. Sta. Helena - Suzano / SP | Power by: W.TRINCA